Novo Código: Ciclistas com mais direitos

Publicado em Dezembro 30, 2013 » Segurança

DSC_0919Mais de 60 alterações entram em vigor ao Código da Estrada em 2014, entre as quais aumenta a proteção dos ciclistas.

O novo Código da Estrada entra em vigor a partir de 1 de janeiro de 2014  e redobra a atenção dada aos ciclistas.

Segundo as novas regras, os velocípedes têm prioridade quando se apresentam pela direita. O código anterior obrigava os ciclistas a ceder passagem a veículos a motor.

Os automobilistas devem manter uma distância lateral, no mínimo, de 1,5 metros dos velocípedes.

Na rotunda, os ciclistas podem ocupar a via de trânsito mais à direita, mas devem permitir a saída dos condutores que circulam no interior da rotunda. Também é possível fazê-lo nas faixas reservadas aos transportes coletivos, consoante a regulamentação municipal.

É permitdo aos velocípedes circularem a dois numa via ao lado de uma ciclovia, desde que o façam com boa visibilidade e não causem perigo nem embaraço ao trânsito. Caso exista uma pista especial, os velocípedes devem circular de preferência por esta via.

Os velocípedes podem ser equipados com uma cadeira homologada para o transporte de crianças até aos 7 anos de idade. Os reboques para transportar crianças devem também ser homologados. A sua circulação passa a ser autorizada e não só em ciclovias.

Zoom online

Partilhe este artigo
Tags

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscrever!

*