Novo Museu do Trabalho ao encontro dos setubalenses

Publicado em Maio 22, 2017 » Cultura, Destaques, Últimas

“Um museu sobre o passado que, constrói também, o nosso futuro coletivo”. Foi como Maria das Dores Meira apresentou o renovado Museu do Trabalho Michel Giacometti. Com profundas melhorias realizadas nesta antiga fábrica de conservas e o reforço de valências já instaladas. Agora com maior capacidade para expor a história da cidade.

Após meses de encerramento para uma profunda requalificação, o Museu do Trabalho Michel Giacometti reabriu com uma apresentação inserida nas comemorações do Dia Internacional dos Museus, promovida pela Câmara Municipal de Setúbal.

Com um novo espaço de linhas contemporâneas, repartido entre a missão histórica e social de divulgação e a interação direta com o público. O novo museu do trabalho relata tempos e modos de vida distantes em três núcleos expositivos: a Mercearia Liberdade e as exposições “Ao Encontro do Povo” e “Alguns Aspetos da Indústria Conserveira”.

Um projeto totalmente novo que Maria das Dores Meira, presidente do município, apresenta como “uma maior valorização desta entidade histórica”. Ao mesmo tempo que representa “mais cultura e requalificação urbana para a cidade”.

Também na voz do Grupo Coral Amigos do Independente, o museu foi cantado pela sua importância na representação da história do trabalho e dos desafios enfrentados num tempo em que, “o trabalho era duro e de subsistência”.

O Setubalense/ZoomOnline

 

Partilhe este artigo
Tags

Deixe uma resposta