Novos projectos requalificam Bela Vista

Publicado em Abril 19, 2017 » Cultura, Destaques, Sociedade, Últimas

Um miradouro, zonas de estadia e de recreio, espaços desportivos e um parque infantil integram o futuro “Passeio Pedonal O Despertar”, projecto apresentado esta segunda-feira e que, resultado das propostas do 3ºEncontro de Moradores dos bairros da Bela Vista, pretende requalificar a barreira do bairro do Forte da Bela Vista no âmbito do programa Nosso Bairro, Nossa Cidade.

“O Passeio Pedonal O Despertar mostra que quando nos unimos e sabemos que podemos fazer mais e melhor pelas nossas vidas, é possível sempre ir mais longe e os moradores destes bairros têm ido mais longe na melhoria das condições em que vivem. Setúbal é a cidade onde todos têm o seu lugar, onde todos podem partilhar com orgulho os seus lugares. Hoje, estes bairros estão mais abertos, deixaram de ser vistos como zonas que não fazem parte da cidade e este é o caminho que queremos continuar a partilhar”, refere a edil Dores Meira, reforçando a importância do trabalho dos moradores na construção do futuro.

O projecto “Passeio Pedonal O Despertar” surgiu precisamente num dos encontros de moradores realizados no âmbito do programa Nosso Bairro, Nossa Cidade, com o propósito de oferecer a Setúbal o usufruto de uma das mais belas vistas sobre o rio Sado, a serra da Arrábida e Tróia e dar voz aos interesses, necessidades e capacidades dos moradores, bem como promover a autonomia, responsabilidade e crescimento dos bairros da Bela Vista. “Esta é a requalificação de um espaço que vai permitir a ligação de todo o bairro e que será para toda a comunidade local e toda a cidade utilizar, até porque esta é uma zona espectacular para contemplar a cidade”, refere a arquitecta municipal Lúcia Arquinha, responsável pela execução do projecto paisagista.

A intervenção na barreira do Forte da Bela Vista é realizada em cinco fases, no sentido ponte/nascente, e abrange toda aquela zona pública de lazer, com os trabalhos de criação do amplo passeio pedonal a serem concretizados numa extensão aproximada de trezentos metros lineares. Para Dores Meira, “um esforço partilhado entre autarquias, moradores e mecenas de que, certamente, resultará uma obra notável porque este é um espaço com uma vista privilegiada e resulta do esforço colectivo da população”.

Francisco Sousa, da Comissão Instaladora do Forte da Bela Vista, explica que este foi o início da mudança e a apresentação “daquilo que todo o Forte da Bela Vista queria”, acrescentando que para tornar este sonho realidade foi necessário muito trabalho e que “tudo o que for feito aqui é de todos e para todos. Por isso, é para cuidar. E se for preciso ralhar, ralha-se”.

O presidente da Junta de Freguesia de São Sebastião, Nuno Costa, por sua vez, salientou que este projecto paisagista “é uma expressão material do Nosso Bairro, Nossa Cidade, um programa que fomenta a participação e organização popular”, e a realização dos objectivos do programa a serem concretizados, de forma a elevar a qualidade de vida das pessoas.

Este passeio pedonal está portanto associado à reabilitação física, ambiental, social e cultural em curso no bairro e integra zonas de lazer e estadia, com zona de miradouro, parque infantil, ginásio ao ar livre, com máquinas geriátricas, e um polidesportivo de prática informal, tendo o apoio da Câmara Municipal de Setúbal e da Junta de Freguesia de São Sebastião, que assumirão os meios e os materiais necessários para além da ajuda proveniente de mecenas que se disponibilizaram para ajudar no projecto.

O Setubalense/Zoomonline

Partilhe este artigo
Tags

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscrever!

*