Operação Floresta Verde volta a posicionar-se contra incêndios

Publicado em Maio 23, 2017 » Destaques, Segurança, Sociedade, Últimas

A estratégia de prevenção de incêndios montada pela Proteção Civil de Almada tem conseguido proteger o denso verde do concelho, principalmente a Paisagem protegida da Costa da Caparica. Os operacionais já identificaram como se vão posicionar no terreno este ano.

De 27 de maio a 4 de junho decorre a 4.ª Semana da Proteção Civil de Almada 2017, com um programa que inclui a apresentação da Operação Floresta Verde, uma exposição de meios e demonstrações dos vários agentes e entidades ligadas à Proteção Civil. Será ainda assinalado o Dia Municipal do Bombeiro.

A apresentação da edição 2017 da Operação Floresta Segura, Floresta Verde está marcada para 1 de junho, a partir das 14h30, no Parque da Paz, onde serão apresentadas as medidas que têm contribuído para que o concelho tenha vindo a registar uma muito baixa área ardida na Paisagem Protegida da Arriba Fóssil, na Costa da Caparica, apesar de um CONSIDERÁVEL número de ignições.

Segundo nota da autarquia, o sucesso desta operação “deve-se ao posicionamento dos meios dos bombeiros em locais estratégicos, nomeadamente o estacionamento, no coração da Mata dos Medos, de uma viatura de um dos três corpos de bombeiros do concelho”.
Também a 1 de junho , entre as 10 e as 18 horas, o Parque da Paz recebe uma exposição de meios e demonstrações dos vários agentes e entidades que colaboram no âmbito do serviço de proteção civil. Vão participar o Serviço Municipal de Proteção Civil, GNR, PSP, Corporações de Bombeiros, INEM, Forças Armadas, Autoridade Marítima, Hospital Garcia de Orta, Segurança Social, Autoridade de Saúde, Agrupamento de Centros de Saúde e voluntários de proteção civil.

A 4 de junho celebra-se o Dia Municipal do Bombeiro, que este ano está marcado para a Praça da Liberdade, na Costa da Caparica, a partir das 11 horas, onde serão condecorados vários soldados da paz, em função do seu tempo de serviço.

No âmbito da 4.ª Semana da proteção Civil, estão ainda previstas limpezas de espaços florestais nas falésias da Trafaria (27 de maio), demonstração de atividades na Praça São João Baptista, em Almada (31 de maio), o encontro de reflexão sobre o voluntariado em proteção civil e bombeiros no Complexo Municipal dos Desportos, no Feijó (1 de junho), simulações de teste do Plano de Segurança em escolas básicas do 1.º Ciclo e Jardins de Infância e ações de sensibilização para escolas na Mata dos Medos.

O Seixalense/ZoomOnline

Partilhe este artigo
Tags

Deixar uma resposta