Ouvir o Mundo no Parque Catarina Eufémia

Publicado em Setembro 25, 2015 » Sociedade, Últimas

ouvir o mundo_1Os sons de uma cidade, vila, aldeia, floresta, rio, montanha, ou seja, de vários locais do Planeta serão ouvidos por quem visitar o Parque Catarina Eufémia, a partir de amanhã 26 de setembro e até 2 de outubro. A instalação sonora “Ouvir o Mundo”, uma seleção de sons do quotidiano dos mais diversos locais do planeta, poderá ser ouvida entre as 8h00 e as 20h00.

Durante a apresentação do projeto realizada, hoje, por Rui Pedro Dâmaso, da OUT.RA – Associação Cultural, o Presidente da CMB, Carlos Humberto de Carvalho, considerou esta iniciativa “interessante que nos ensina a ouvir os sons do quotidiano de forma a considerá-los arte. São sons da vida que despertam a nossas sensibilidades”.

O edil agradeceu à Associação OUT.RA – Associação Cultural pelo trabalho cultural e artístico realizado.

Estão instalados no Parque quatro pontos de escuta, com seleções de sons de Luís Antero (diretor artístico do projeto Sons do Arco Ribeirinho Sul – Um retrato Sonoro do Barreiro). Esta instalação sonora traz ao Barreiro o trabalho de centenas de profissionais e amadores que, um pouco por todo o globo, se dedicam a preservar os retratos sonoros das suas comunidades.

Para além disso, os sons de Portugal: do Arco Ribeirinho Sul e de vários locais do País, como os Chocalhos de Oliveira do Hospital, do elétrico 28 de Lisboa, entre outros.

A instalação é uma co-produção entre a OUT.RA e a Câmara Municipal do Barreiro, co-financiada pela Direcção-Geral das Artes.

CMB/Zoomonline

Partilhe este artigo
Tags

Deixar uma resposta