Pelos que andam sobre as águas do mar

Publicado em Outubro 19, 2017 » Agenda, Cultura

Este domingo, 22 de outubro, sobe ao palco do Cine-teatro Joaquim d’Almeida, às 17h30m, a peça “Pelos que andam sobre as águas do mar”. Um espetáculo gratuito de teatro-documentário que surge no âmbito do projeto “Os Pescadores”, de investigação artística sobre as comunidades piscatórias do litoral português.

O projeto “Os Pescadores” é desenvolvido pela Galateia – Edição e Produção Cultural, com o apoio à pesquisa do CRIA-IUL, e tendo como parceiros as Câmaras Municipais de Nazaré, Sesimbra, Setúbal, Montijo e Olhão bem como o apoio da Mútua dos Pescadores.

A proposta é inovadora e pretende-se, através de um projeto de investigação teatral sobre o litoral português – com base na obra ‘Os Pescadores’ de Raul Brandão e no trabalho realizado nas comunidades da Nazaré, Montijo, Setúbal, Olhão e Sesimbra – criar um espetáculo de teatro-documentário: Pelos que andam sobre as águas do mar.

Que relatos e que retratos se podem traçar hoje, à luz do século XXI, sobre a história e as estórias das gentes e do mar? Que paisagens litorais se podem desenhar e dar a conhecer? Este projeto pretende contribuir para o fortalecimento da identidade cultural da linha costeira do país através da produção de registos literários, fílmicos e teatrais, por sua vez baseados no património material e imaterial associado à pesca e ao mar.

Uma produção Galateia, com Suzana Branco e Ana Lúcia Palminha.

CMMontijo/Zoomonline

Partilhe este artigo
Tags

Comments are closed.