Praia da Figueirinha recebe pelo sexto ano consecutivo a Bandeira Azul

Publicado em Abril 30, 2014 » Sociedade, Últimas

P1130168A Praia da Figueirinha ostenta, pelo sexto ano consecutivo, a Bandeira Azul, distinção que atesta a qualidade de excelência desta zona balnear da orla marítima de Setúbal.

O anúncio foi feito esta quarta-feira, em conferência de imprensa, pela ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa, entidade que atribuiu este ano o galardão a um total de 298 praias portuguesas, marítimas e fluviais, entre Portugal continental e ilhas.

No Norte, contabilizam-se 66 praias com a Bandeira Azul e no Centro, 27, enquanto na região do Tejo receberam o galardão 48. No Alentejo são distinguidas 28 e no Algarve há 82 praias a ostentar a bandeira.

Nas ilhas, regista-se a atribuição da Bandeira Azul a 32 praias no arquipélago dos Açores, enquanto na região da Madeira assinala-se o galardão distingue um total de 15 praias.

A Bandeira Azul, implementada à escala europeia em 1987, por iniciativa da Fundação para a Educação Ambiental, com o apoio da Comissão Europeia, está também patente este ano em 17 portos de recreio.

A habitual cerimónia de entrega do galardão e hastear da Bandeira Azul no areal da Praia da Figueirinha está prevista para o dia 5 de junho.

“Poluição dos Oceanos” dá tema à edição de 2014 da Bandeira Azul, temática sobre a qual são desenvolvidas, ao longo da época balnear, ações de sensibilização nas praias, marinas e embarcações recreativas.

A Bandeira Azul tem como objetivo elevar o grau de consciencialização dos cidadãos para a necessidade de proteção do ambiente marinho e costeiro e incentivar a realização de ações conducentes à resolução de problemas existentes.

A distinção é atribuída anualmente mediante a avaliação de 32 critérios, 28 dos quais de cumprimento obrigatório, repartidos pelos grupos “Informação e Educação Ambiental”, “Qualidade da Água”, “Gestão Ambiental e Equipamentos” e “Segurança e Serviços”.

CMSetúbal/Zoom online

Partilhe este artigo
Tags

Deixar uma resposta