Semana do Mar: espetáculo pirotécnico

Publicado em Outubro 3, 2017 » Agenda, Cultura

Um espetáculo pirotécnico comemorativo dos oitenta anos dos navios Sagres, Creoula e Santa Maria Manuela, no sábado à noite, é um dos momentos altos do vasto programa de atividades da Semana do Mar Setúbal 2017.

O fogo de artifício, que se realiza a partir das 22h00, na frente ribeirinha da cidade, junto do cais 2, local onde decorre grande parte dos eventos da Semana do Mar Setúbal 2017, assinala as oito décadas de navegação dos três emblemáticos navios portugueses, lançados ao mar no ano de 1937.

O Albert Leo Schlageter, atual Navio da República Portuguesa Sagres, foi construído em 1937 nos estaleiros Blohm & Voss, em Hamburgo, Alemanha. O navio-escola, lançado ao mar a 30 de outubro do mesmo ano, conheceu vários destinos até chegar à posse da Marinha Portuguesa, em 1962.

Além da missão, desde 1962, relacionada com a instrução dos cadetes da Escola Naval, é utilizado regularmente na representação da Marinha e do país, funcionando como embaixada itinerante de Portugal, tendo cumprindo, entre outras, três viagens de circum-navegação, em 1978/79, em 1983/84 e em 2010.

A celebrar oito décadas de existência estão também os “navios gémeos” Creoula e Santa Maria Manuela, construídos nos antigos estaleiros da Companhia União Fabril (CUF), num tempo recorde de 62 dias úteis. O “bota abaixo” dos navios realizou-se a 10 de maio de 1937.

O Creoula e o Santa Maria Manuela, emblemáticos lugres de quatro mastros originalmente construídos para campanhas de pesca do bacalhau nos Grandes Bancos da Terra Nova e na Gronelândia, também conheceram destinos diferentes na longa vida de navegação.

O Creoula integrou a frota da Marinha Portuguesa em 1987 e, desde então, é utilizado como Navio de Treino de Mar e constitui um testemunho vivo da extensa história marítima portuguesa. Já o Santa Maria Manuela ficou na pesca até 1992 e, atualmente, é utlizado para passeios turísticos.

A Semana do Mar Setúbal 2017, uma organização conjunta da Câmara Municipal e da APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, com a colaboração da Marinha e da Aporvela, entre outros parceiros, celebra a crescente relação da cidade com o rio, constituindo um fator de desenvolvimento do turismo na região e uma oportunidade de divulgação de atividades relacionadas com a designada economia azul.

O evento, que começa amanhã com o seminário “Setúbal, Porto e Cidade – Crescer em Conjunto”, no Fórum Municipal Luísa Todi, proporciona até domingo, dia 8, um vasto conjunto de eventos, como visitas a navios, veleiros ao luar com street food e música e passeios em embarcações tradicionais.

Programa completo em http://www.mun-setubal.pt/Documentos/IniciativasDestaque/SMS17.pdf.

CMS/Zoomonline

 

 

Partilhe este artigo
Tags

Comments are closed.