Setúbal aguarda por mais uma “gorda”

Publicado em Maio 16, 2017 » Cultura, Destaques, Últimas

O centro histórico de Setúbal já conta com a presença de três gordas, estando situadas no Largo da Misericórdia, Largo da Ribeira Velha e, a mais recente, no passeio público da Avenida Luísa Todi. Aguarda-se a chegada da quarta, desta vez, a andar de bicicleta e que, segundo o escultor João Duarte, responsável pelas três obras de arte, representa “no fundo, um revivalismo das pessoas que antigamente andavam de bicicleta, embora os putos tenham agora a mania de andar nas ciclovias”.

Estas esculturas são “representações tridimensionais de momentos quotidianos das pessoas, sendo a mulher a protagonista de todas as cenas que contam uma história, um ritual, um momento rotineiro de todos nós e da a aceitação tão positiva por parte do publico, a identificação com estas cenas simuladas da realidade”, esclarece João Duarte, em declarações ao O Setubalense.

As “gordas” foram implementadas na Baixa da Cidade de Setúbal a convite da Câmara Municipal, e têm despertado a atenção de todos que por lá passeiam. O artista revela ainda que “queria fazer um circuito em que as pessoas, à medida que vão caminhando pelo centro histórico, se deparassem com uma “gorda”, em cada espaço. A arte pode ser participativa, o próprio publico interage com elas”.

O Setubalense/ZoomOnline

Partilhe este artigo
Tags

Deixar uma resposta