Setúbal saúda Dia do Trabalhador

Publicado em Abril 28, 2017 » Agenda, Destaques, Sociedade, Últimas

O 1.º de Maio, que 2ª feira se comemora, levou o executivo da Câmara de Setúbal a saudar todos os trabalhadores através de uma moção apresentada em reunião pública ordinária.

“Pelo significado histórico e actual significado político” que a data encerra, o texto da moção, apresentada pela CDU destaca a importância das comemorações, representativas de uma “luta em que os trabalhadores conseguiram dia a dia, palmo a palmo, conquistar direitos e melhores condições de trabalho com o objectivo último, ainda não alcançado, de acabar com a exploração”

O documento destaca que as celebrações do Dia Internacional do Trabalhador honram as “lutas de milhares de heróis, anónimos e conhecidos, para que a memória não as apague, numa afirmação da razão e da força dos trabalhadores”. A moção lembra, ainda, que “foi pela tenaz luta dos trabalhadores e dos seus sindicatos que, com sucesso, no meio de enormes dificuldades e num período de refluxo, se resistiu ao desmantelamento das leis laborais que no chamado período de ajustamento quiseram impor com uma brutal política de austeridade”.

Por outro lado, e à luz da actualidade política, económica e social, a moção sublinha que o 1.º de Maio assume “outro significado”, pois “as reivindicações são outras” mas “continuam a ser fundamentais para que uma nova política seja possível”.

Recorde-se que as celebrações do feriado de 1º de Maio levarão ao encerramento dos espaços públicos e equipamentos municipais de Setúbal.

O Setubalense/ZoomOnline

Partilhe este artigo
Tags

Deixar uma resposta