Simulacro de tsunami no Parque de Albarquel

Publicado em Outubro 27, 2016 » Destaques

Parque_Urbano_Albarquel_031Um simulacro, na tarde de 5 de novembro, no Parque Urbano de Albarquel, em Setúbal, testa a resposta operacional de emergência e os procedimentos de evacuação após o alerta da ocorrência de um tsunami, na sequência de um sismo.

As sirenes de aviso do sistema experimental de alerta de tsunami instalado no Parque Urbano de Albarquel soam às 14h30m, hora de início do exercício conduzido pelo Serviço Municipal de Proteção Civil e Bombeiros de Setúbal, com a colaboração de várias entidades, no âmbito do Plano Municipal de Emergência.

O simulacro, que começa após a deteção do tsunami e de acionadas as sirenes e o painel informativo daquele espaço de lazer, testa a resposta de evacuação do parque, com o dispositivo operacional ali presente a encaminhar a população para os locais seguros definidos, Pontos de Encontro, localizados numa cota superior a dez metros.

Num cenário de corte ou colapso das vias rodoviárias de acesso, o exercício é operacionalizado no local pela equipa de gestão de emergência do Parque Urbano de Albarquel, uma vez que a intervenção dos meios de proteção e socorro deixa de ser possível por inacessibilidade ao local.

Esta simulação pretende testar as medidas de prevenção relativas à perigosidade de tsunami nas quais se incluem o sistema de alerta e aviso à população, assim como ensaiar o sistema de sinalização desenvolvido e validar o comportamento da população presente no parque.

CMS/Zoomonline

 

Partilhe este artigo
Tags

Deixe uma resposta