Sines e Odemira festejam o Dia do Pescador

Publicado a Maio 29, 2014 » 1220 Views» Sociedade, Últimas

Castelo de Sines (4)_JPGOs concelhos de Odemira e de Sines, no litoral alentejano, comemoram, no sábado, o Dia Nacional do Pescador, uma efeméride instituída em 1997 para valorizar a atividade, com convívios dirigidos às comunidades piscatórias locais.

Em Sines, o convívio é organizado pela Associação de Armadores de Pesca Artesanal e do Cerco do Sudoeste Alentejano e da Costa Vicentina e realiza-se na Avenida Vasco da Gama, junto à praia com o mesmo nome, às 18:00, divulgou o município em comunicado enviado à agência Lusa.

No concelho vizinho de Odemira, a festa acontece na localidade costeira de Almograve, a partir das 12:30, com um almoço, animação musical com artistas locais e um debate sobre a realidade da atividade da pesca na zona.

O evento destina-se a reunir as comunidades piscatórias dos quatro portos de pesca do concelho: Azenha do Mar e Entrada da Barca, ambos na freguesia de São Teotónio, Lapa de Pombas, em Longueira/Almograve, e Portinho do Canal, em Vila Nova de Milfontes.

A organização do evento está a cargo da câmara municipal, da Associação de Armadores de Pesca Artesanal e do Cerco do Sudoeste Alentejano e da Costa Vicentina, da Junta de Freguesia de Longueira/Almograve e dos pescadores do Portinho de Lapa de Pombas.

De acordo com nota do município de Odemira, existem atualmente no concelho 100 pescadores em atividade, que praticam pesca artesanal, “em grande parte, através de aparelhos de anzol”.

A autarquia prevê “que se dê um salto qualitativo no setor, através das intervenções previstas no âmbito do programa Polis do Litoral Sudoeste”.

O Dia Nacional do Pescador, que se celebra anualmente no dia 31 de maio, foi instituído, em 1997, por decreto governamental, sendo um dos objetivos homenagear esta classe profissional.

Lusa/Zoomonline

Share this post
Tags

Deixe uma resposta