Sociedade Cooperativa União Piscatória Aldegalense completa 101 anos

Publicado a Março 5, 2014 » 557 Views» Sociedade, Últimas

DSC_8152A Sociedade Cooperativa União Piscatória Aldegalense (SCUPA)  completou, no dia 2 de Março, 101 anos de existência.

A associação funcionava como uma cooperativa de consumo. Os pescadores descontavam os seus rendimentos para benefício de todos, cada um pagava o que podia formando uma espécie de “mealheiro” dos pescadores com uma função social muito forte. As sucessivas crises do sector e o abandono da arte da pesca obrigaram a Sociedade a uma reconversão no sentido cultural e da memória.

Cumprindo com os desejos da associação, o Presidente da Câmara  do Montijo, Nuno Canta, ofertou bandeiras nacionais e do município, comprometendo-se a cooperar com a sociedade na “instalação do Museu do Pescador na Escola Conde Ferreira, no projeto de execução de um cais destinado aos pescadores e na rampa destinada ao apartamento das embarcações”.

Os vereadores Francisco Santos, Maria Clara Silva e o Presidente da União de Freguesias Montijo e Afonsoeiro, Fernando Caria, estiveram também presentes nas comemorações do 101.º aniversário da SCUPA.

As comemorações contaram com a actuação do Grupo de Cavaquinhos da Sociedade Filarmónica do 1.º de Dezembro.

CMMontijo/Zoom online

Foto: CMM

Share this post
Tags

Deixe uma resposta