Terminal de Contentores

Publicado a Novembro 28, 2014 » 1078 Views» Economia, Últimas, Uncategorized

Alburrica BarreiroA partir do dia 28 de novembro, encontra-se em consulta pública a proposta de definição de âmbito do Estudo de Impacte ambiental do Terminal de contentores do Barreiro, elaborada pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

O documento estará disponível nos Paços do concelho, na Rua Miguel Bombarda, e na Biblioteca Municipal do Barreiro.
Segundo a proposta, esta infraestrutura irá dar utilidade aos terrenos no Barreiro, que se encontram “abandonados e que só servem para uso industrial”. Refira-se que a zona em estudo para a localização do novo terminal de contentores no Barreiro é o território da Baía do Tejo.

O documento refere que “a possibilidade de estabelecer uma nova zona portuária e industrial nestes terrenos poderá contribuir para a revitalização do tecido económico, para a rentabilidade do espaço, para a reconversão de áreas industriais degradadas e para a redução do passivo ambiental”.

A proposta explica, ainda, que, relativamente à opção Trafaria, existem fatores que contribuíram para o Barreiro ser visto como um boa hipótese, como a suspensão da Terceira Travessia do Tejo, já que amarração a sul seria precisamente sobre o território em análise.

Caso o terminal se venha a localizar no Concelho do Barreiro, a proposta salienta que serão necessárias novas acessibilidades ferroviárias e rodoviárias e alargar estradas existentes, de modo a assegurar o eficiente escoamento da carga contentorizada.

CMB/Zoomonline

 

 PUB
Book Gift - www.wook.pt

Share this post
Tags

Deixe uma resposta