Tradição mantém-se com Novo Círio da Arrábida

Publicado a Julho 3, 2018 » 484 Views» Agenda, Cultura, Destaques, Sociedade, Últimas

Um cortejo marítimo de barcos engalanados de regresso a Setúbal representa o ponto alto do programa das Festas do Novo Círio de Nossa Senhora da Arrábida, tradição popular da comunidade piscatória setubalense que decorre entre os dias 10 e 15.

O programa, organizado por uma comissão de festa com a União das Freguesias de Setúbal, com diversos apoios, incluindo a Câmara Municipal, recuperou nos últimos anos os círios marítimos de barcos de pesca engalanados que marcavam as festividades.

O círio marítimo, um dos momentos altos do programa das festas, está agendado para o dia 15, com início previsto para as 15h30 e trajeto definido entre a Praia do Creiro, na Serra da Arrábida, e a Doca dos Pescadores, já na cidade de Setúbal.

As festas incluem um tríduo em honra de Nossa Senhora da Arrábida, dias 10, 11 e 12, às 18h30, com missa seguida de recitação de Ofício de Vésperas na Igreja da Anunciada.

No dia 13, igualmente na igreja, há nova missa, de sufrágio, às 18h30, a que se segue, às 21h00, uma procissão de velas, com saída da Capela do Carmo.

O círio marítimo em honra de Nossa Senhora da Arrábida decorre no dia 14, após concentração, às 09h30, na Igreja de Nossa Senhora da Anunciada, e procissão em direção à Doca dos Pescadores, de onde as embarcações partem.

O desfile fluvial tem passagens pelo Nicho de Nossa Senhora do Cais e pelo Hospital do Outão. Após a chegada à Praia do Creiro, há cortejo automóvel para o Convento da Arrábida, almoço comunitário, quermesse e animação musical, bem como recitação do terço.

Em Setúbal, no último dia, 15 de julho, às 08h30, os festeiros que entretanto regressaram à cidade e outros concentram-se junto do Largo da Palmeira, na Fonte Nova, para transporte em autocarro para o Convento da Arrábida.

Uma hora depois, realizam uma romagem ao Senhor dos Aflitos, após o que se celebra uma missa, às 11h30, seguida de procissão e almoço-convívio.

O regresso a Setúbal, num círio marítimo com dezenas de embarcações, está agendado para as 15h30, a partir da Praia do Creiro.

O Setubalense/ZoomOnline

 

Share this post
Tags

Comments are closed.