Uma nova fonte de teatro

Publicado em Junho 20, 2017 » Cultura, Destaques, Últimas

O Teatro Estúdio Fonte Nova, companhia de teatro de referência da nossa cidade, conta com mais de 30 anos de trabalho e de dedicação ao público. Prepara-se agora para mais um Festival Internacional do Teatro de Setúbal – XIX Festa do Teatro, que de 18 a 27 de Agosto trará várias peças de teatro, debates e muita animação a vários sítios do concelho.

“O festival tem vindo a crescer e é uma referência a nível e também internacional, no âmbito dos festivais de teatro e o sonho era termos uma sala onde pudéssemos apresentar os nossos espectáculos com regularidade”, refere José Maria Dias, director da companhia e também professor, que iniciou a sua carreira no teatro em 1974.

O Teatro Estúdio Fontenova nasceu oficialmente a 15 de Setembro de 1985 e tem actividade profissional regular desde 2004. “Em 1995, fizemos 10 anos e, para comemorar, achámos que tínhamos de fazer qualquer coisa para assinalar essa mesma data e Setúbal merecia um festival de teatro”, esclarece José Maria, explicando ainda que o nome da companhia transparece algo novo que ressurge, uma nova fonte de teatro.

Depois de algumas interrupções do festival em 1998, 2000 e 2003, desde 2004 até hoje nunca mais falhou. Todas as companhias que participam no festival, que acolhe companhias nacionais e estrangeiras, são profissionais. A companhia de teatro, que a 15 de Setembro de 2004 recebeu a medalha de honra da cidade de Setúbal de mérito cultural, conta actualmente com uma equipa de seis elementos. “Quando vamos ao Luísa Todi, conseguimos ter a plateia cheia para assistir aos nossos espectáculos. O público vai reconhecendo o nosso trabalho, vai aparecendo”, constata.

A edição deste ano “Este ano vamos estrear uma, em co-produção com uma companhia de Elvas, com a actriz Cátia e com o actor Eduardo Dias, escrito pela dramaturga Luísa Monteiro, no dia 18 de Agosto, logo na abertura. Os ensaios começam já dia 23 e depois o trabalho vai ser repartido entre Setúbal e Elvas”, explica Graziela Dias, membro da companhia que está neste momento no Teatro Estúdio Fontenova a tempo inteiro.

No evento, estarão presentes companhias espanholas, brasileiras, o palhaço Rui Paixão, um projecto itinerante, saltimbanco, cujos actores param em vários sítios da cidade, abrem a tenda e fazem o seu espectáculo. “Vamos ter também o espectáculo “O Duelo”, da companhia Útero, e nós vamos fazer esta co-produção com uma companhia de Elvas, portanto, como se pode ver o festival deste ano continua com grande pujança e nota-se pelo número de inscrições que tivemos na secção Mais Festa, com quase 50 inscrições e só por aí se pode ver a adesão”, explica José Maria, reconhecendo também o apoio por parte da Câmara que também já “adoptou o festival como sendo da cidade”.

O Festival Internacional de Teatro – XIX Festa do Teatro terá então lugar entre 18 e 27 de agosto de 2017 em vários lugares do concelho de Setúbal, como o Fórum Municipal Luísa Todi, o Auditório da Escola Sebastião da Gama, a Casa da Cultura, os Claustros do Convento de Jesus, o Auditório José Afonso, o Parque do Bonfim e ainda outros espaços ao ar livre.

O Setubalense/ZoomOnline

Partilhe este artigo
Tags

Comments are closed.