Universal Music Portugal assina contrato com Rodrigo Leão

Publicado em Abril 29, 2015 » Cultura, Zoom+

Rodrigo Leão (2)A Universal Music Portugal orgulha-se de anunciar que assinou contrato discográfico com Rodrigo Leão, uma das mais marcantes figuras da música portuguesa das últimas décadas.

Dono de uma das mais interessantes e variadas discografias do nosso país, o músico e compositor tem conhecido o sucesso dentro e fora de portas e chega à Universal após a edição recente de dois discos: “O Espírito de um País”, álbum que resultou do muito aplaudido espetáculo que protagonizou nas escadarias da Assembleia da República, no ano passado, na homenagem aos 40 anos do 25 de Abril, e “A Vida Secreta das Máquinas”, mais centrado na música eletrónica.

Rodrigo Leão foi, nos anos 1980, década de 80, um dos músicos da Sétima Legião, coletivo que lançou pistas que ainda hoje são exploradas pela nossa pop. Fez também parte dos Madredeus, grupo com que começou por explorar o mundo e com quem gravou cinco álbuns que angariaram aplausos em todo o planeta. Posteriormente, embarcou numa carreira a solo que ainda hoje recolhe elogios a cada novo lançamento.

“Ave Mundi Luminar”, foi o primeiro tomo a solo, e entre esse registo e o mais recente “A Vida Secreta das Máquinas” reside uma obra que tem momentos de destaque em trabalhos como “Alma Mater” (2000), “Cinema” (2004) ou “A Mãe” (2009). Pelo meio há também bandas sonoras para projetos como “Portugal, um Retrato Social” (2007) ou o mais recente, e premiado, “O Mordomo” (2013), produção norte-americana que valeu ao músico português uma distinção pela ASCAP (American Society of Composers, Authors and Publishers).

Ao longo de toda a carreira, foram vários os grandes nomes da música que colaboraram com Rodrigo Leão: Beth Gibbons (Portishead), Neil Hannon (The Divine Comedy), Ludovico Einaudi, Scott Matthew, Adriana Calcanhoto, Stuart Staples (Tindersticks) e Ryuichi Sakamoto são apenas algumas das figuras que já trabalharam com o português.

Pedro Almodóvar, por exemplo, descreveu Rodrigo Leão como “um dos mais inspirados compositores do mundo”, e publicações internacionais como a Les Inrockuptibles ou o El Pais teceram no passado rasgados elogios ao português.

Rodrigo Leão acaba de chegar à Universal Music Portugal e as suas próximas marcas em disco serão editadas sob esse selo.

Universal Music Portugal/Zoomonline

 

Partilhe este artigo
Tags

Deixe uma resposta