Voto de pesar pelo falecimento de Ralfo Formiga

Publicado a Março 22, 2018 » 1639 Views» Cultura, Destaques, Sociedade

A Câmara Municipal de Setúbal aprovou ontem, em reunião pública, um voto de pesar pelo falecimento, aos 74 anos, de Ralfo Formiga, antigo presidente da Junta de Freguesia de Santa Maria da Graça.

A autarquia expressa profundo pesar pelo desaparecimento de Ralfo Santos Formiga, ocorrido ontem, “personalidade intimamente ligada à história recente da cidade enquanto dirigente associativo, empresário e autarca”.

Ralfo Formiga foi litógrafo, livreiro e industrial de restauração, atividades profissionais que conciliou sempre com a intervenção como “agente social transformador na procura de uma sociedade moderna e mais justa”, indica o texto.

Nascido a 17 de abril de 1943 na freguesia de Santa Maria da Graça, Ralfo Formiga teve um trajeto político “reconhecido pela honestidade, pelo trabalho e pela competência”, acrescenta.

Eleito como militante do PCP, entre 1976 e 1986 foi membro da Assembleia de Freguesia de Santa Maria da Graça. No mandato 2005-2009, presidiu à Junta de Freguesia de Santa Maria da Graça, “cargo que desempenhou com assinalável espírito de serviço, num estilo de gestão marcado por uma incessante procura de consensos e por chamar os munícipes e as instituições à esfera de decisão”.

A vida de Ralfo Santos Formiga, salienta o voto de pesar, “caracterizou-se por um elevado sentido da participação cívica, através do envolvimento direto em diversos projetos culturais, desportivos e recreativos, num estímulo da atividade associativa do concelho”.

Ralfo Formiga foi dirigente da Sociedade Musical e Recreativa União Setubalense, sócio da Sociedade Musical Capricho Setubalense, nadador do Clube Naval Setubalense, dirigente do Sindicato dos Trabalhadores Gráficos do Sul e Ilhas, fundador do Secretariado das Comissões de Trabalhadores de Setúbal e membro da Comissão de Trabalhadores da Litografia Sado.

“A Câmara Municipal de Setúbal manifesta o seu profundo agradecimento a Ralfo Formiga por tudo o que fez pela sua terra e expressa sentidas condolências à família enlutada”, refere o texto.

O Setubalense/ZoomOnline

Share this post
Tags

Comments are closed.