Wine Tasting Experience no Sado

Publicado a Junho 30, 2016 » 672 Views» Cultura, Últimas

Golfinhos-roazes estuário do Sado_O Wine Tasting Experience, com passeios de barco que proporcionam experiências associadas ao vinho e à gastronomia, promove cinco sessões em julho, a primeira no dia 2.

Uma viagem no Sado a bordo de um galeão, começar um dia com um brunch em pleno estuário, avistar golfinhos, degustar um jantar vínico ou passear de barca pela costa de Sesimbra. Estas são as cinco experiências que, este ano, podem ser vividas na iniciativa Wine Tasting Experience, entre os dias 2 e 30 de julho.

O evento de promoção de experiências associadas ao vinho e à gastronomia, em ambiente de lazer, começa no dia 2 com o Wine Tasting Experience “Galeão do Sal”, com saída da Doca das Fontainhas às 10h00.

A atividade contempla uma descida de galeão até Alcácer do Sal, com as atividades a bordo “largar amarras” e “manobra do içar das velas”, uma degustação de produtos regionais a meio da manhã e um almoço buffet a bordo, com provas de vinhos comentadas e acompanhadas pelos vinhos Filipe Palhoça.

A degustação é composta por uma tábua de queijos e requeijão, doce regional de abóbora e nozes e pão cozido em forno de lenha. A ementa do almoço vínico é composta por grelhada tradicional de sardinha, febras e entremeada, salada verde, salada algarvia, fruta da época e torta de laranja.

Esta experiência tem um custo de 40 euros por pessoa, sendo que as crianças com idades entre os 4 e os 12 anos pagam 25.

No dia 9 é a vez do Wine Tasting Experience “Brunch a bordo”, com saída da Doca Lota de Setúbal às dez da manhã para um passeio de catamarã no Estuário do Sado, observação de golfinhos e um brunch a bordo, com acompanhamento vínico da Casa Agrícola Horácio Simões.

O brunch é composto por pão cozido em forno de lenha, minitostas, croissants, scones, queijo seco de ovelha, queijo de Azeitão, requeijão, fiambre, chouriço, paio, compota de maçã riscadinha, marmelada, mel, fruta, esses de Azeitão, bolinhos de coco e arroz doce com leite de ovelha, sumo de frutos vermelhos e chá de tomilho e limão. O valor por pessoa é de 33 euros. As crianças até aos 12 anos pagam 20.

Um Wine Tasting Experience “Golfinhos” está reservado para dia 16, com embarque na Doca das Fontainhas às 15h00. O passeio começa na baía de Setúbal, passa pela costa da Arrábida e por Troia e tem o ponto alto na observação de golfinhos.

O dia culmina com uma mariscada a bordo e provas de vinhos comentadas pela Xavier Santana. O repasto inclui camarão, gambas, sapateira, búzios e percebes, tábua de queijos e enchidos, pão caseiro, doces regionais de Azeitão e frutas variadas. O custo é de 40 euros por adulto e 20 por criança.

A 22 de julho acontece o Wine Tasting Experience “Jantar Vínico”, com saída da Doca dos Pescadores, às 19h00, para um passeio no barco Évora junto da encosta da Serra da Arrábida, com refeição bordo, comentada pelo enólogo Jaime Quendera e acompanhado com vinhos da Cooperativa Agrícola Santo Isidro de Pegões.

O jantar inclui cocktail de receção com canapés, gratinados “à Mordomo”, enchidos, queijos e Fogaça de Palmela, creme de alho francês, Bacalhau à Presidente servido com salada fresca, lombo de porco com castanhas, batatinhas e legumes e, para terminar, gelado com Moscatel de Setúbal. O valor é de 47 euros por adulto e 25 para as crianças entre os 3 e os 6 anos.

O último Wine Tasting Experience é no dia 30, com o tema “Sesimbra”, a 40 euros por adulto e 25 por criança entre os 4 e os 12 euros. O local de embarque é no Porto de Abrigo de Sesimbra, às 17h00.

O programa engloba um passeio pela costa na barca Nossa Senhora da Aparecida e uma visita guiada à Fortaleza de Santiago, a que se segue um jantar no Sana Sesimbra Hotel, harmonizado com vinhos Malo Tojo, com comentários do produtor.

Na ementa constam aveludado de funcho, ovo a baixa temperatura, crocante de bacon e aromas de trufa branca, bem como robalinho “flaché”, texturas de ervilhas, gnocchi de caril, vazia de vitela branca lacada em ervas bravas, puré de batata-doce assada aromatizada com alecrim, cogumelos do parque salteados, couve pak choi ao alho e jus de carne. A finalizar, formas e texturas de cenouras em crumble de chocolate negro.

Em todas estas experiências aconselha-se o uso de calçado com sola de borracha, casaco impermeável e chapéu.

Para mais informações ou inscrições deve ser contactada a Casa da Baía de Setúbal, diretamente ou através do telefone 265 545 010 ou do e-mail gatur@mun-setubal.pt., ou, em alternativa, a Rota de Vinhos da Península de Setúbal, pelo número 212 334 398 ou pelo endereço info@rotavinhospsetubal.com.

O Wine Tasting Experience é organizado pela Rota de Vinhos da Península de Setúbal e pelas câmaras municipais de Setúbal e de Sesimbra, em parceria com o município de Alcácer do Sal, Vertigem Azul, TroiaCruze e adegas Filipe Palhoça, Casa Agrícola Horácio Simões, Malo Tojo, Cooperativa Agrícola Santo Isidro de Pegões e Xavier Santana.

CMS/Zoomonline

 

Share this post
Tags

Deixe uma resposta